A um Adorador de Heróis


I

A minha vida é agora um canto desolado,
Não a minha música mas um vento ocioso
Porque simplesmente encontraste
Em toda esta riqueza tecida de rima
Duras figuras feridas com dura música,
A voz rude de fabulosos pássaros,
Um som de um caranguejo de rubi,
Uma nuvem de palavras adoráveis?

Eu não sou, dizes tu, uma varinha mágica,
Um oráculo de choro,
Uma negra estrela ameaçadora,
Um trovão do Sinai que Deus exprime,
Sem qualquer refrão para a minha canção,
Nem palavra ardente instintiva com o fogo,
Nem feitiço para perseguir o mal triunfante 
E nenhum desejo doce do espírito.

Não é minha a lança relâmpago de Byron
Ou a a força lúcida de Wordsworth,
Nem a dor lírica de Shelley
E de Keats, o poeta sem pares.
Eu, pelas vastas águas indianas
Vislumbrei a magia do passado
E sopro através de um cano de aveia
Os ecos alterados de um dia anterior.


II

Meu amigo, quando o meu espírito acordou
Trilhei o labirinto perfumado
Da miríade da Fantasia,
Estudei a Natureza como um livro que
Os homens crêem ter significado; ainda
Penso que na rosa escarlate não há cifra,
Nem moral no vento murmurante
E nas neves nenhuma mensagem.

Para mim a margarida brilha como estrela,
O açafrão inflama o pináculo da torre,
Um corno do fogo de ouro,
Narciso luz num lingote de prata:
Prímulas, o sopro dourado de Deus
Considero ser a herança do poeta,
E prateados lírios no relvado
De sua página respiram a fragrância.

Nenhum arauto do Sol eu sou,
Senão um véu iluminado pela lua,
Um rouxinol avermelhado,
Que verte a doce canção, não sabe porquê,
Que verte como o vinho a nota abundante
Com a sua garganta ferida pelo som,
Que verte a doce canção, não importa porquê,
Nem jamais se aquieta para que não morra.






Short Poems1890-1900, Collected Poems,  1ª edition 1972
Complete Works of Sri Aurobindo, Volume 5
© Sri Aurobindo Ashram Trust 1972, Pondicherry
Sri Aurobindo Ashram Publication Department
Versão adaptada a verso livre © Luísa Vinuesa

Outros poemas

A Deusa de Pedra

A Mãe de Deus

Shiva

Noite junto ao mar

Deus

A Dança Cósmica

Noiva do Fogo

Nirvana

Os Ditadores de Ferro

A Encarnação Universal